SAN GIOVANNI ROTONDO Em um clima de comunhão fraterna e de alegria por reencontrar-se, 65 Bispos Capuchinhos de todo o mundo foram em peregrinação a San Giovanni Rotondo. Entre estes, também o Bispo de Boston, o Cardeal Sean Patrick O’Malley. Partindo em ônibus de Roma dia 12 de setembro, os irmãos Bispos foram a San Giovanni Rotondo aceitando a proposta feita por alguns deles, o Ministro Geral convidou todos os bispos capuchinhos para um Encontro.
Em todo o mundo são 89 os frades capuchinhos chamados a servir a Igreja como bispos e o mais das vezes em lugares difíceis seja pelas condições ambientais ou sociais. Um grupo destes irmãos, muitos já eméritos, não pôde participar, mas manifestou sua união, pela oração para o bom êxito desse Encontro. Entre os temas de reflexão propostos estão: A identidade Capuchinha e o Ministério Episcopal; O Bispo e a Ordem/Província: comunhão e colaboração; O Retorno à Província dos irmãos eméritos (a situação canônico-jurídica e a reinserção na Província); Os Santos Bispos Capuchinhos, modelos de Santidade. Como se pode viver os valores fundamentais de nossa vida como minoridade, fraternidade e simplicidade quando se é chamado a servir a Igreja como Bispo? Pela alegria e pela simplicidade fraterna, com a qual os bispos participantes vieram o Encontro, ficou claro que os valores do nosso carisma, não estão em conflito com o serviço episcopal, mas pelo contrário, mesmo com as dificuldades e os desafios pastorais e sociais que muitos dos irmãos bispos vivem, a comunhão é um elemento que ajuda a viver em plenitude o serviço episcopal.
Todo o Definitório Geral estave presente todo o Encontro. Agradecemos o acolhimento fraterno e a generosidade dos frades da Província de Santo Ângelo e São Pio (de Foggia). O Encontro foi uma experiência que enriqueceu a todos e que certamente será repetida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário